terça-feira, 31 de julho de 2007

Conto - A Saga PMP

Este é um conto que gosto que escrevi e gosto bastante.
O escrevi logo após a prova de certificação PMP em 2005.
divirta-se.
================================================
00:01:00 é o que marcava o cronômetro no canto superior direito do computador,indicando o meu tempo restante para prova, no outro lado 200 to 200, sinal que tinhafinalizado a prova.

Comecei a rever algumas questões, mas a angustia tomou conta e cliquei para ver o resultado.Então, depois de um longo tempo de estudo estava ali olhando para uma tela em branco:
- Caramba, que demora!! E se eu não passar, o que vou falar para o pessoal que acompanhou? Qual será minha cara no dia seguinte? E o tempo que fiquei fora de casa, perdendo viagens e companhia de meus filhos e minha esposa?Se não passar, por onde começo para estudar tudo de novo?

Minha cabeça girava em vários pensamentos qdo aparece um quadrinho cinza ....PleaseWait!!Os poucos segundos entre a tela branca e o quadro azul do PMI foram uma eternidade,mas ao ver a tela... :

- VALEU!!! PASSEI!!!Acho que a cena não foi uma das mais bonitas, eu grande desse jeito pulando, dando vários socos no ar e gritando, as pessoas que estavam fora da sala me olham sorrindo, certos de que consegui uma grande conquista.

O Início

- Mas vc sabe o que Project Management Institute - PMI?

Essa foi a pergunta que o Joca - gerente do contrato em que estava me candidatando -fez durante minha entrevista, o que me levou diretamente para música do ZecaPagodinho...

- Vc sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi e só ouço falar...Essa era a resposta, pois estava a 18 meses trabalhando com projeto e, até omomento, o meu contato com o PMI era por meio de pessoas que vinham oferecer treinamento para equipe e o projeto em que atuava.

O Contato

Devido ao meu perfil profissional, fui contratado para desenvolver um trabalho específico na área de gerenciamento de custos, minha especialidade.Com o desenvolver dos trabalhos fui percebendo a importância de todos aqueles processos envolvidos no gerenciamento de projetos e, neste momento, surgiram as primeiras opções, me dedicar ao trabalho que estava apto para desenvolver com uma análise de todo contexto sobre gerenciamento de projetos ou apenas cumprir a tarefaque me foi designada. Lembrando do ditado "Não há vitória sem luta!!" e que o caminho mais difícil é omais gratificante e enriquecedor, decidi me aventurar no "mundo dos projetos".

- EVA! Mas que EVA!! na área financeira tem outro significado!!!. Esta foi minha primeira barreira, quebrar um dos meus paradigmas!!! Pois enquanto na área financeira, EVA tem um sentido totalmente econômico, em projetos considera o trabalho realizado até um momento de análise.

Mas, além do gerenciamento dos custos, tive contato com todas as outras áreas e decidi fazer a prova para PMP - Project Management Professional. O que foi endossado em uma conversa rápida com a Karla, gerente do contrato que substituiu o Joca.

- Karla, qual o futuro que um contador tem no meio de um monte de engenheiros acompanhando projetos?
- Tira logo a certificação PMP, assim vc nivela o conhecimento e ainda tem uma especialidade.

Pronto!!! Aqui estava com mais duas opções, ou encarava a prova de certificação ou aguardaria um momento melhor para pensar no assunto, uma vez que estava com um garoto de dois anos e outro previsto para nascer em dezembro.

- Beleza!! É agora!!! Não vou perder tempo!! E assim, comecei a ler artigos e qualquer assunto sobre gerenciamento de projetos e certificação PMP.

Planejamento

Com a decisão que iniciaria estudar para certificação comecei a procurar escolas que oferecessem os cursos.Para minha sorte, no mesmo tempo, a Logos estava planejando em oferecer um curso preparatório aos colaboradores interessados.Então, junto com outros colegas fizemos o curso preparatório.

A princípio, tinha programado minha prova para o dia 07/07, mas com o passar do tempo e como teria recesso na Secretaria de Educação no mês de julho, adiei a prova para 25/07.

1 mês restante para prova

- Um mês para prova!! Ótimo! Como estou de férias da SEDF vou aproveitar para me dedicar e estudar muito durante a noite.

Como nem tudo do que planejamento acontece de forma perfeita...

- O quê? Como? O encanamento do banheiro estourou? Então manda arrumar.

Pois é, minhas férias e meu tempo para dedicação total começaram com uma reforma nos banheiros, que iria durar duas semanas.

Mas estava sob controle pq teria uma semana de folga antes da prova. Fiz minha opção, continuar com a prova no dia 25/07.

Então, lá fui com toda minha família, para casa do meu sogro. Começava meu dia indo ao apartamento, no almoço voltava para verificar os trabalhos e, a noite, no meio dos escombros voltava para estudar. Isso pq tive que reformar não só o banheiro, mas a sala de jantar, cozinha, meu quarto, enfim, o que não mexeu foi o escritório e o quarto dos meus filhos.

Julho é um mês terrível para criançada em BsB, então além de todas minhas atividades, durante a noite ajudava a minha esposa a cuidar dos meninos. Mas como de todas experiências ruins temos que tirar algum proveito, aproveitei o tempo de reforma de casa para estudar muito, pois o único som que ouvia era a descarga dos outros apartamentos, uma vez que a encanação estava totalmente exposta.

Outra coisa que está funcionando é a concentração e condicionamento do corpo e da mente para conseguir relaxar no tempo que tenho de sono, assim, antes de dormir sempre mentalizo que estou relaxando, funciona muito!!!

2 semanas para prova

A martelada em casa terminou. O único canto da casa que não tinha poeira era onde estudava, então, estava eu como todos os dias, quando começo a sentir uma tremendador de cabeça.

- Putz!!! Começou a pintura!!Então, peguei meu computador, coloquei embaixo do braço e fui para casa da minha mãe!!

A prova

Depois de uma semana apreensiva, com noites mal dormidas, estava eu na sala da Prometric na casa Thomas Jefferson da 604 norte.Tudo que tinha estudado estava sendo testado naquele momento...

- Que isso??!! Nunca ouvi falar disso!!

A prova estava transcorrendo tudo bem, sem muito percalços...

- Caramba!! O Imosec não funcionou!!!E com 1h40m de prova tive que me ausentar da sala.

Como o tempo não pára, voltei com algum atraso e comecei a fazer as questões meio que depressa para terminar as 200 questões em quatro horas de prova, como o exigido.

O FIM

Agora, lembrando de toda minha trajetória desde o início, vejo com satisfação que tudo deu certo.

Fiz as opções certas nos momentos certos, os obstáculos transformei-os em trampolim para o meu sucesso e os desafios foram a energia para conquista e superação. Outros desafios surgirão e se eles não virem eu os encontrarei, pois não podemos achar que estamos aqui somente para passar o tempo, temos que deixar nossa marca, fazer que nossas pegadas sirvam de orientação e estímulo para outras pessoas e, também,saber que conseguiremos conquistar nossos sonhos se tivermos apoio e compreensão daqueles que amamos.

A experiência foi muito boa, tenho que agradecer a todos colegas e amigos que acompanharam minha trajetória e, principalmente, meus familiares que me apoiaram,torceram e choraram junto comigo.

Então, ao finalizar este meu projeto para tirar a certificação PMP, vieram meperguntar se conheço a certificação Orange Belt da Microsoft, mais uma vez melembrei:

- Você sabe o que é caviar? Nunca vi nem comi, só ouço falar...

Rogério Lima Barbosa, 25/07/2005

Blogspot

Olá!!!

Descobri que a Internet é o melhor meio de busca de informações que temos.

Conhecia a grande disponibilidade das pessoas que participam de grupos de discussão em prestar informações sobre os assuntos em comum, mas ainda não usava o blogspot.

Como é bom recebermos comentários ou dicas de uma pessoa que visita o blog. Por ser inesperado um post de dica, fiquei muito feliz quando li algumas boas dicas que foram inseridas às mensagens.

Por meio delas, a minha pesquisa de cidades se restringiu drasticamente, pois como o bilinguismo é uma premissa do nosso projeto, nossas opções se recaem a no máximo 3, Ottawa, Montréal e Toronto. Esta última não pelo Bilinguismo mas pelo fato de ser um centro financeiro e estar em Ontário.

Devo confessar que assim que comecei, deixei Ottawa em segundo plano, pois sei que ela será uma alternativa muito forte, uma vez, que tem muitas características de Brasília e, desta maneira, não "fecharia" minha pesquisa tão prematuramente.

A parte boa da pesquisa é que consigo pesquisar sobre as cidades e o país, o conhecendo um pouco mais. E quanto mais pesquiso ou participo de grupos de discussão, reforço o sentimento que a imigração não é a tábua da salvação, que o rala existe em qualquer lugar e a nossa vontade e gosto pela aventura e conhecimento é que deve ser o motorzinho do nosso processo.

Mas e aí, você tem informações sobre Montreál?!

Sorte sempre!!!

Rogério

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Cidades

Bom dia!!

Depois da ventania de ontem, Brasília acordou mais nublada hoje!!!

Pois é! Mas vamos ao que interessa!!!

Adicionei ao Blog um link para as melhores cidades do Canadá referente a trabalho.

Do ranking disposto, organizei a pesquisa entre as 50 melhores e piores cidades para se morar.

Disto, identifiquei que Ontário é a melhor província, pois de suas 21 cidades que estão entre as 50 melhores, 10 estão entre as 20 melhores, sendo Ottawa-Gatineau a melhor entre todas as cidades pesquisas do Canadá.

A província de Quebec possui 60% (12 de 20)das cidades pesquisadas entre as 50 piores sendo 4 delas entras 40 piores. Por outro lado, Quebec é a terceira melhor cidade do Canadá.

A terceira província que possui mais cidades nesta amostragem é British Columbia, 22, e 90,9% delas aparecem entre as 50 piores e destas, 14% estão entra as 10 piores.

Uma cidade que me chama cada vez mais a atenção é Hallifax na Nova Scottia que aparece como a segunda melhor cidade, porém, na amostragem a província não é boa.

A planilha esta disposta no link arquivos.

Abraço a todos!!

Rogério

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cidades - Quadro

Pois é!!

Como meu trabalho está moroso, passo quase o dia todo em sites relacionados ao Canadá.

Assim, tenho algumas observações:

1. É difícil encontrar a cidade de maneira lógica como havia pensado porque, no final, a empatia é o que tem o maior ponto.
2. Como acessei o site de cada Província e todas inserem informações de que são as melhores cidades do Canadá para se viver e trabalhar, a base para busca deve ser as estatísticas divulgadas pelo Governo e o corpo a corpo com os parceiros de Agonia e os que estão na Terrinha.
3. Em um resultado do CIC as províncias que recebem o maior número de imigrantes são, Ontário, Quebec, British Columbia, Alberta e Manitoba. Destas, simpazo bastante com Alberta e Quebec, porém, as províncias do Atlântico também estão na mira.
4. A quantidade de imigrantes brasileiros para o Canadá ainda é baixa, uma vez, que nem aparece nas pesquisas de governo, assim, em algumas províncias podemos não ter um grande apoio de conterrâneos.
5. Nos sites dos capítulos do PMI que visitei, não tem um link esepecífico para a divulgação de vaga para profissionais de projetos.

No mais, estas foram as primeiras impressões.

Rogério

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Cidades

A parte mais difícil até o momento é a escolha da cidade, pois ela definirá todo o andamento das nossas atividades e planejamento até a chegada no Canadá.

Como acho uma grande jogada o Bilinguismo, acredito que Quebec é uma grande opção uma vez que nas demais províncias o inglês é a maioria.

Por outro lado, a qualidade de vida que outras províncias parecem ter também é um ponto a ser considerado.

De toda forma, ao contrário do que estava pensando, o Francês e o Inglês são ensinos obrigatórios nas escolas e, portanto, todas as crianças são bilingues e o que difere em cada província é o costume de usar uma língua ou outra. A melhor saída para encontrar trabalho é nos dedicarmos a aprender as duas línguas, assim, podemos não passar tantos apuros, mas isto não quer dizer que não aceitaremos um trabalho de menor qualificação.

Para iniciar a busca da cidade para morarmos, realizei uma pesquisa em que organizeis as províncias em dois grupos Muito boas (Manitoba, Nova Scocia e Prince Eduard Town) e boas (Alberta, Ontário, Quebec, Sashatchewan e British Columbia).

O critério utilizado foi o de informações disponíveis no site, organização do mesmo e o suporte dado aos imigrantes. Nestes quesitos, as províncias e territórios de Northwest Territories, New Bruisck, New Foundland and Labrador, Yukon e Nunavut foram considerados ruins e, portanto, não entrarão na pesquisa. Com exceção de New Bruisck que recebeu o conceito regular.

Acredito que a sequência dos dados levantados inicialmente, será uma boa maneira de encontrar a cidade de maneira lógica. Assim, definiremos os itens que julgamos importantes em uma cidade e os pontuaremos. Assim que tiver um quadro definido, disponho para todos.

Abraço!
Rogério

Por que imigrar?

Esta foi uma das perguntas que procurei resposta nos blogs, afinal de contas, Por que imigrar?

Muitos pontos são enumerados como Busca de Oportunidades, Melhor qualidade de vida, Boas condições de trabalho e outros.

Um que poucos pensam, ou pelo menos, escrevem, é a vontade de imigrar para conhecer outra cultura, levar a família para outra realidade, que aliado a melhores oportunidades, a imigração começa a ser um pensamento concreto.

Em 2000 um pouco antes de me casar, tinha feito a matrícula em um curso de inglês no Canadá. Como o casamento é uma caixinha sem fundo de $$$ rs... acabei não indo e desisti do curso.

Minha vontade de conhecer outras terras foi muito grande e com a ajuda e compreensão de minha esposa, passei uma temporada de inverno em um Squi Resort em Sugar Bowl, http://www.sugarbowl.com/, em Truckee-CA.

A experiência foi ótima, ainda mais que após a labuta, eu e minha esposa conhecemos todo o lado oeste dos EUA. Foi uma viagem inesquecível!!!

Desde então, a minha vontade de voltar a morar fora do país não diminuiu. Sempre fiquei atento às bolsas de estudo e me candidatei a duas, não sendo aprovado.

Pensava muito em poder levar minha família para, juntos, conhecermos outros países, cultura, viagem e pessoas.

O sonho estava adormecido até que em uma conversa com uma amiga no trabalho descobri que o Canadá possui o incentivo a imigração de profissionais qualificados. Foi uma coinscidência muito boa ver que o país que foi minha escolha inicial de visita, incentiva o acolhimento de pessoas.

Comecei a pensar no assunto e uma outra coinscidência aconteceu. O meu filho mais velho começou a me perguntar se eu mostraria o mundo para ela. Puxa vida!! Foi ótimo, na mesma hora falei que sim e o primeiro "mundo" que conheceremos será o mundo Canadá.

E assim estamos nos organizando e planejando para imigrarmos, não pela insegurança, pela criminalidade, mas pelo fato de estarmos vivos, termos sangue quente, espírito inquieto e querermos conhecer o grande mundo.

E você porque pensa em imigrar?

Mudar de vida

Post no Multiply
================================================
Afinal, o que precisamos fazer para mudar de vida?

Primeiro devemos perceber o que é que temos que mudar em nossa vida, ou seja, vermos o que não gostamos em nós e em nosso meio. Acredito que esta parte é a mais fácil.

O segundo ponto é identificarmos se o que queremos não faz parte de nós mesmos e se a mudança será muito mais complexa do que pensamos, pois se somente lembrarmos em mudar de vida, não adianta se não tivermos definido o que somos, como nos comportamos e o que queremos. Se assim form, corremos o risco até de ficarmos paralizados e mudarmos coisa alguma.

Ao definir o que realmente precisa ser mudado, podemos começar a luta!!! Pois nada em uma mudança é fácil e não podemos querer mudar tão radicalmente, mas tão radicalmente, que conseguiremos dar um giro de 360 graus, ou seja, voltaremos para o mesmo lugar. Isto acontece quando saimos desembestados querendo mudar tudo desde a nossa maneira de pensar até a de andar, podemos ficar até um mês nesta grande mudança, mas depois estaremos nos mesmo lugar.

Aconteceu comigo por uns 4 anos, onde todo início de ano eu me arrumava, organizava meu material e partia para grande mudança em minha vida, fazer concurso. Putz!! Que perda de tempo e quantas horas investidas em uma coisa que estava vivendo o sonho dos outros!!!
A definição de não fazer concurso e me dedicar ao que gosto, somente se formou neste ano. No trajeto de definir o que quero, fui ao fundo do poço, achei que não era capaz, que todos estavam melhores do que eu e tudo o mais, até que comecei a perceber as coisas que gosto e aceitar aquelas que não gosto, mas fazem parte da minha vida. No fundo, acho que amadureci.

Enfim, concurso não e a minha praia definitivamente!!! e a melhor coisa que aconteceu nesta minha mudança é que minha esposa está me acompahando, ao meu lado. Agora sim está perfeito, tenho uma tripulante para me ajudar com este imenso avião que é a vida dos meus filhos e as oportunidades que poderemos proporcionar a eles.

Termino este post em uma semana que fiquei muito feliz, apesar da epidemia que tomou conta de casa, pois agora não estou viajando sozinho, minha esposa está ao meu lado e decidiu, junto comigo, a seguir adiante com nossas vidas para algo que, com toda certeza, será melhor.

Grande abraço a todos!!!

Rogério