segunda-feira, 28 de abril de 2008

Trabalho



No início da semana passada a Dell informou que seriam cortados 1.100 postos de trabalho somente em Ottawa.

Já para o final da mesma semana, uma empresa de Kanata, redondezas de Ottawa, declarou que fecharia 300 postos de trabalho.

O curioso é que esta ação da Dell acontece depois de um ano que ela declarou que abriria muitos postos de trabalho no prazo de 5 anos na cidade de Ottawa. Portanto, ao cortar estas posições, está em um contra fluxo ao que tinha informado.

Todas as posições são de Call Center.

Tomara que isto são sinalize recessão alguma!

Abraço e boa semana!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Copa do Mundo de Hockey



Somente para constar que dia 02 de maio começa a 2008 IIHF World Champioship em Hallifax e Quebec City.

Serão 16 dias de jogo com os times de 16 países. A final será no dia 18/05 no Colisée Pepsi em Quebec.

Aqui você pode ver a tabela dos jogos bem como ler mais sobre o campeaonato.

Adianto que o Canadá foi o vitorioso de 2007.

Abraço!

Rogério

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Gerência de Projetos



Atualmente a Gerência de Projetos está em grande demanda em todas as áreas da economia. Para atuar na área o profissional além de ter experiência comprovada, deve ser certificado em aluma instituição. Na Améria o Project Management Institute é quem distribui a certificação Project Management Professional (PMP). No entanto, na Europa, o IMPA é mais visto e o programa mais utilizado é o Primavera, enquanto que por aqui usamos o MS Project.


Mas afinal o que um Gerente de Projeto faz?

Este é o cara que faz com que as áres conversem e que consegue minimizar as falhas dos projetos. É dele a responsabilidade de conduzir todas as ações do projeto e fazer com que o proposto seja entregue.

Assim, todos os passos devem ser estudados, estruturados e reafirmados. Com o tempo, devido a sempre análise do que uma atitude poderá gerar no futuro, nós passamos a prever o futuro, rs... Explicando... como sabemos que um grande objetivo é suportado por diversas pequenas ações e, além de vivenciar o desenrolar de atividades corriqueiros, acostumamos a perceber qual será o resultado daquilo que é feito hoje. E o que pensamos sempre acontece! mais cedo ou tarde, mas nunca falha!!! seja o ruído de um email encaminhado ou a completa paralização de um projeto.

Isto não quer dizer que o GP sempre será o mais importante ou o melhor remunerado, ok!?

Apesar de encontrarmos muitos engenheiros e analistas de sistemas na área, profissionais de qualquer área pode se tornar um GP. Como exemplo, a certificação PMP exige que o candidato tenha experiência mínima de três anos em projeto e comprove as horas trabalhadas mas a sua formação acadêmica não é fator classificatório.

Pois é, e aí? Na verdade esta introdução é parte de um post inspirado no projeto do padre Antonio que se perdeu no mar, após a tentativa de voar em balões de festa. Vamos à proposta do projeto:

A intenção do padre era quebrar o recorde de permanência no ar por meio de balões de festa. O recordista é um norte-americano que ficou 19 horas no ar. Um objetivo aliado a este era a divulgação da Pastoral Rodoviária.

O percurso seria de Paranaguá-PR até Dourados-MS, totalizando 20 horas de vôo.

Preparação:

Em janeiro deste ano o padre fez um vôo teste ente sua cidade natal e a Argentina. Os resultados o encorajaram a participar da empreitada.

Conforme o pessoal da pastoral que tinha contato com o padre Antonio de Carli, ele é um experiente atleta e praticava esportes ao ar livre, como montanhismo e caminhada. Assim, o condicionamento do corpo e da mente já estava nos planos do padre Antonio.

A viagem:

Para viagem, o padre usou roupas para suportar o frio, telefones celulares, GPS, comida, água e barras energéticas.

No dia da decolagem o tempo estava chuvoso e com fortes ventos. O padre acreditava que logo passaria o nível da núvens e alcançaria um ponto de conforto, podendo prosseguir com o projeto. No entanto, o tempo não foi tão ameno e um forte vento o levou para longe de seu destino.

Os ventos o levaram para um sentido completamente diferente do inicial. Ao invés de rumar para dentro do estado e prosseguir até MS, ele foi jogado para o litoral de SC.

Desnorteado, o padre entrou em contato com sua equipe após 9 horas de vôo e pediu para que eles avissassem as autoridades dos acontecimentos.

A equipe falou com as autoridades, mas não puderam ajudar muito porque não tinham a menor idéia de onde o padre Antônio estava.

Aí podemos pensar, porque ele não ligou do celular para um número de socorro e passou as coordenadas que estavam no GPS? Simplesmente porque a bateria dos celulares acabou e o padre não sabia nem onde ficava a tecla ON do GPS.

O fim da viagem foi o que vimos no jornal, um monte de balões de festa flutuando em pleno mar e nem sinal do padre. Torço que tudo saia bem e que ele seja logo encontrado, mas, acredito que o fim não seá este...

O padre Antônio se preocupou com a sua condição física e mental, com os trajes que utilizaria durante o percurso, com alimentação, bebida e simplesmente acreditou que a bateria do celular duraria 20 horas e o GPS seria um aparelho fácil de usar.

Quem ouviu a gravação da comunicação do padre com o pessoal de terra, pôde perceber a agonia dele em chamar alguém que soubesse operar o equipamento. Ele era o único responsável pela viagem, assim, não vale julgarmos a equipe que estava no suporte.

O que é certo é que ele não completaria o projeto, pois foi para o lado oposto do que pretendia, e poderia ser salvo passando as coordenadas às equipes de resgate. Porém, um detalhe do projeto pode ter custado a sua vida.

Quem já praticou ou pratica esportes ao ar livre, sabe como é duro ficar no desalento com poucos recursos para nos ajudar. A nossa cabeça voa e muitos não choram porque são Homens rs...

Enfim, não adianta termos um excelente projeto e uma grande tecnologia, se as ferramentas que vão fazê-lo funcionar não são de nosso domínio.

Rogério

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ottawa



E você sabe como é a pronúncia da capital do Canadá?

Para nós é como se lê, otáua, porém é algo como órauá, estranho dimais!!!

Já expliquei aqui alguns dos motivos que nos fizeram a escolher esta cidade.

No ano passado foi eleita a melhor cidade para se morar no Canadá, sendo uma das mais baratas. Possui um bom apoio ao imigrante e querem que as pessoas vão para suas bandas, para isso, tem um programa chamado My Ottawa.

Hoje, no Metro News, saiu uma divulgação do Statcan em que informa que a inflação foi a menor da província de Ontário.

A cidade respira hockey e seu time é o Senators, time de hockey que, apesar da vergonhosa participação deste ano, chegou a final da Copa Stanley na temporada passada.

Fica "um pulo" de Quebec e todos os serviços públicos têm que ser bilingues.

O número de escolas católicas francesas é quase o mesmo das inglesas.

Enfim, é nesta cidade que queremos inciar a nossa fase de residentes permantes no Canadá.

E os blogs...

Hoje li um post muito angustiante, http://remigalu.blogspot.com/2008/04/voltei.html, e pensei como é o sufoco para resolvermos alguns problemas que saberíamos resolver prontamente em nossa terra.

Quando estamos em nosso ambiente, sabemos exatamente o que fazer e quando fazer. Mas ao viver em outro país, fica muito difícil em agir diante das coisas, principalmente, daquelas que nos afetam de forma negativa, pois ninguém pensa em imigrar para ter vivências negativas. De toda forma, as nossas ações sempre devem ser coerentes e, no final, se não soubermos, podemos agir conforme achar que é certo, porque no fim das contas, ao reclamar de forma demasiada, ainda podemos dizer: Ok! desculpem-me mas é pq no meu país era de outro jeito, ... ;o) Isto porque sou um cara um tanto "calmo" rs... Mas cada um sabe o que fazer quando o calo aperta.

Estava pensando em como é interessante acompanhar os blogs. Além de ser uma rica fonte de pesquisa e compartilhamento de pensamentos e sentimentos, podemos acompanhar o processo de adaptação dos imigrantes.

Em minha interpretação, geralmente, os blogs de quem chega é tudo deslumbramento e as coisas andam muito bem. No início, principalmente logo quando chegam, ou os blogueiros colocam posts todos os dias contando as peripécias ou postam de vez em quando, quando possuem uma pausa nos dias corridos.

Com um pouco mais de tempo de Canadá, começam os posts em que as pessoas percebem que não é aquilo tudo e inicia uma fase critica em relação ao país. De forma alguma isto que dizer coisa ruim, mas só podemos gostar daquilo que conhecemos e somente criticamos aquilo que gostamos. Aqui também é interessante a súbita mudança de humor nos posts.

Os blogs de pessoas que estão mais adaptadas, vemos muitos posts do dia-a-dia, da vida de canadense, do trabalho, enfim, as críticas são feitas de forma construtiva e, às vezes, as pessoas se inserem no meio do problema.

rs... viagem?

Mas, enfim, gosto muito dos blogs que vemos os altos e baixos, além, das curiosidades do dia-a-dia. Me envolvo tanto na leitura que até posso sentir o que as pessoas sentem ao ver um jogo de hockey, arrumar um carro e, quando o assunto envolve crianças, não consigo segurar o maré alta que sobe aos olhos. rs...

Os meus últimos por exemplo, não há como negar que estão muito pensativos. Fui nocauteado com a constatação de que o processo federal está demorando mais do que o previsto.

terça-feira, 15 de abril de 2008

E a sociedade?!



Hoje vi uma reportagem que confirma a minha idéia de que o indivíduo é mais importante que o coletivo nos países subdesenvolvidos.
A reportegem era sobre a construção de ciclovias no DF. E mostrava que por uma pressão grande da comunidade e pelo grande número de mortes de bicicleteiros* em nossa cidade, o Governo decidiu construir ciclovias nos pontos mais críticos do DF.

Paranoá é uma cidade muito carente de Brasília. Um grande número de seus moradores utilizam a bicicleta como meio de transporte, uma vez, que muitos trabalham nas mansões do Lago Norte. Com o uso da bicicleta, o dinheiro que seria usado na passagem, pode comprar pão, leite e outras coisas básicas.
Como o tráfego de veículos no trecho que liga asduas cidades é muito grande, havia muitos acidentes com morte de bicicleteiros. Assim, a primeira ciclovia a ser construída seria a deste local.

Voltando a reportagem, o DFTV estava averiguando os motivos do atraso na conclusão da ciclovia. E por incrível que pareça, não tem nada haver com o governo. O motivo é porque os motoristas deixam de fazer o retorno instalado e viram logo na saída da cidade em cima da ciclovia, que ainda está em construção. O pedreiro responsável por instar os paralelepípedos, apareceu na televisão pedindo às pessoas para respeitarem o trânsito e não utilizarem aquele local para travessia, uma vez, que há mais de uma semana ele estava tentando terminar um trecho de não mais 300 metros.

O pior foi ele dizer que, muitas vezes, tem que parar o serviço pois os carros quase são jogados em cima dele para usarem o trecho. Sem contar que os paralelepípedos instalados no dia, são quebrados durante a noite.

O indivíduo prefere desrespeitar uma construção de interesse público a perder alguns segundos no seu trajeto para casa/trabalho. Lamentável...

Rogério
*enquanto o bicicleteiro utiliza a bike como meio de transporte, o ciclista a usa como esporte ou lazer.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ê Brasília...






Sábado passado tirei o dia para organizar meu planejamento de estudo e me preparar para o IELTS.

Fuis estudar na Biblioteca da Universidade de Brasília, porque gosto bastante, seja pelo clima de silêncio e estudos que o ambiente possui ou pela simples lembrança de como passava horas na biblioteca, além, da incansável "perambulção" na UnB nos meus tempos de faculdade.

Como fazia no meu tempo de faculdade, voltei andando para casa. Nossa!! E como é bom andar pela UnB, sair da biblioteca com o vasto estacionamento e logo se deparar com os grandes bambuzais que ficam por ali, passar pelo minhocão e sua enfervescência mesmo no silêncio, subir e chegar na FT com aquele jeitão de quieta e silêncio e seguir por um grande trecho só de um caminhozinho no meio de um descampado até chegar na L2. Este caminho é só nosso, podemos ir ao Canadá diversas vezes, passar pela nossa infância e sentir os cheiros daquela época, lembrar como a juventude foi corrida e vivida, enfim, é um tempo de pensar naquilo que mais queremos ou no que nossa mente não deixa nos esquecermos.

Cresci na 404 norte e a UnB sempre fez parte de minha vida. Com uns 10 ou 12 anos, uma das brincadeiras que eu e meus amigos mais gostávamos era esperar o pôr do sol, pegar nossas bicicletas e descambar para o minhocão, descíamos a L2 na mai-or ve-lo-ci-da-de rs.... Não era a diversão de somente pedalar no escuro, mas sim a adrenalina de pedalar o mais rápido possível pois tinham uns cachorros do mato que corriam atrás de nós até pertinho do balão da FS. Cabeça de muleque é o ó mesmo!! Vê se pode?! pedalar no meio do escuro e ainda esperar que uns cachorros sarnentos corram atrás de você, graças a Deus ninguém nunca caiu, mas apuros nós passamos mesmo... O pior que quando víamos que os cachorros não estavam lá, voltávamos para casa frustrados, pois não teríamos a nossa "corrida"...

No final de semana, de novo em cima das bikes e, às vezes, de patins, o negócio era ir para UnB andar no minhocão ou sair pedalando no pau a escadaria que dá acesso à Biblioteca. Esta escadaria ainda guarda alguns pedaços de carne de nosso cutuvelos e joelhos. Mas não tinha nada melhor do que descer aquele obstáculo se tremendo todo mas como uma enorme satisfação de não ter nenhum machucado ao chegar no fim...

No tempo de 2º grau e cursinho, vivia na biblioteca e as festas dos CAs eram intensamentes frequentadas. Nesta época a Festa de Arquitetura era a mais esperada do ano e era A FESTA!!
Meu tempo de UnB foi muito bem vivido, nesta époica soube que as festas de Antropologia e muitas das faculdades que terminavam em ia eram para ser frequentadas uma vez ou outra, pois eram "dimais para minha cabeça". rs... Sem contar que muitas delas eram no subterrâneo do minhocão. As que mais gostava era de Relações Internacionais, Direito, Arquitetura e da FAL. Estas sim eram na medida certa.

E em tudo isso fui pensando ao voltar dos meus estudos na Biblioteca. Lembrei-me de como Brasília é bonita e impiedosa ao mesmo tempo. Ela é linda e generosa com os seus filhos, mas os forasteiros penam para acostumar com o seu clima e conhecer as nuancaes que a fazem uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

Brasília é o centro de encontro de todos os estados brasileiros. Penso que por ser uma cidade jovem, 48 anos, e receber gente de tudo quanto é lado, ainda não sabemos qual a cultura de nossa cidade. O típico de Brasília é a mistura, é comum vermos um casal onde todo domingo temos o churrascão gaúcho do pai e no sábado o bom e velho frango com piqui dos goianos.

Como Brasiliense fico incomodado quando vejo pessoas falando mal de Brasília, de que aqui só tem corrupto, bandido e outras coisas do genêro. Estas mesmas pessoas esquecem que quem colocou estes bandidos e corruptos em nossa cidade foram elas mesmas por meio do voto e o culpado disso tudo é justamente a sua comunidade e o seu estado, não nós, não Brasília!

E nesta viagem nostálgica fui imaginando que meus filhos não verão nada disto! Terão outra percepção do que é belo e bom. Tudo o que eu e minha esposa passamos farão parte do imaginário deles e preencherão os encontros de família com as velhas hitórias do avô e tudo o mais, rs... Eles terão novas experiências e, muitas vezes, nos ensinarão os costumes de nosso novo país.

Pensando desta maneira, somente no bom que tivemos, podemos até duvidar do que estamos fazendo, mas se lembrarmos de um todo, de como ficamos envergonhados com as coisas que acontecem em nosso país, cidade e comunidade, o que é ruim supera o que temos de bom, pois o bom é individual e depende da nossa perceção, mas o nosso coletivo, que depende da sociedade, é muito ruim. Um exemplo besta foi eu comparar a estrutura que tanto gosto da Biblioteca da UnB com os relatos que temos das bibliotecas canadenses, onde internet é acesso gratuito.

Por outro lado, o que vivemos não deve ser esquecido ou colocado como menor valor e, muito menos, comparado. A nossa vivência é única e deve ser guardada com carinho e respeito, pois são nossas raízes....

Assim foi a minha caminhada até em casa, a lembrança gostosa da minha infância, o amor declarado que tenho à minha cidade e o sonho que estou realizando em levar minha família para conhecer outra cultura...

Abraço e boa semana!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Fim do Canada Immigration

O grupo Canada Immigration, do yahoo, foi o primeiro em que fiz parte desde o início da minha procura de informações sobre o processo.

Por algum tempo consegui dados valiosos mas, desde o fim do ano passado, percebo o andamento esquisito do grupo, muitas vezes, há discussões homéricas por situações pequenas e se perde muito tempo com informações que não têm muito sentido ou que todos são especialistas no assunto ;o). Confesso que penso muitas vezes antes de enviar algum email para o grupo.

Parece que a demora do processo está deixando o pessoal com os nervos a flor da pele porque, ultimamente, vemos muitas briga e até xingamento.

Por algum tempo, estas discussões eram até engraçadas mas agora, não dá mais, é perda de tempo tentar garimpar algum dado descente.

Assim, por agora, não acessarei mais o Canada Immigration e, para ele, deixo um belo TCHAU!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tempo de processo


No site do CIC é informado que o tempo de análise do processo federal é de 16 a 18 meses.

Porém, descobri um timeline http://www.thegreatescape.blog.br/blog/timelines/ que tem mais de 50 Times cadastrados que informa a média de 20 meses de processamento. Putz!! são três meses a mais!!!

Assim, pode ser que o nosso processo vá até dezembro de 2009 e como, de forma alguma, chegaremos em pleno inverno, podemos adiar a nossa partida para abril de 2010. Então os três meses se transformam em 7. É muito tempo!!

Mas fazer o quê se não ficar elucubrando(ouvi isto nesta semana no trabalho, xique né?!rs..) situações? Acho que após o recebimento da solicitação de documentos, conseguiremos visualizar melhor a média do nosso processo. Sem contar que aquelas mudanças no processo de imigração, parecem que entrarão em vigor.

Agora é acompanhar para ver como será esta mudança e a partir de quando será a sua vigência.

Abraço!

Rogério

segunda-feira, 7 de abril de 2008

1º encontro

Na última quinta feira, tivemos um encontro do grupo BrasiliaCanada.

O encontro foi bem legal e prometia pois teríamos a participação de uma brasiliense que há quatro anos mora em Montreal-QC.

Foi o primeiro encontro que participei realmente e gostei bastante de ver outras pessoas "normais" ;O)) partilhando do mesmo objetivo que minha família.

Conversei com pessoas bem legais e o grupo é bem animado, gostei bastante!!!

A Ana Cláudia foi uma coisa a parte, pois ela e sua família se dispuseram a responder o mais variado tipo de pergunta e, tudo, com muita paciência e disposição. Foi super jóia!!!

Em uma hora em que um dos participantes estava dando informações, ele falou algo em francês. Quando ouvi aquilo, um som meio que saindo da garganta, quase um pigarro... fiquei olhando e pensei que o francês é bem bonito, mas deve ser muito difícil para nós. Ainda bem que estou no federal!! rs... Mas é claro que conseguirei falar o francês, somente, demandará mais esforço do que pensei!

A Ticiana, fez um apanhado muito legal de todo o encontro e, como ela divulgou no grupo, abaixo segue o que ela conseguiu. Todos os créditos são dela, ok?!

Foi um ótimo momento para afirmarmos: O primeiro encontro a gente nunca esquece! rs..

Grande abraço a todos e boa semana!

"Pessoal,

Em primeiro lugar quero agradecer imensamente Ana e seu marido Davi que se dis puseram a encontrar conosco e a família que a apoiou para isso (sua Mãe).
Como, por ser socióloga, tenho o hábito de escrever muito, não resisti e durante a conversa com a Ana e o Davi comecei a anotar desesperadamente todas as coisas maravilhosas que ela estava nos contando. Seguem, abaixo, em tópicos. Peço compreensão, pois algumas informações podem estar incompletas, e mesmo erradas, e todos que quiserem contribuir para melhorar a qualidade dessas informações, por favor, o façam. Além disso expressam a opinião da Ana, que escolheu o Québec e....bem....vejam abaixo:
Eles moram em Bucherville: cidade pequena, sem metrô. Ambos são engenheiros civis e trabalham em Montreal. Todos os dias vão de carro para a ilha tendo que atravessar uma ponte e um túnel. Como engarrafamento, isso leva 35 minutos. São 12 quilômetros. No fim de semana, sem engarrafamento, 10 a 15 minutos são suficientes. Eles tem dois filhos, de 4 anos e meio e 3 meses.
· Educação infantil/Garderie/escolas: crianças de 0 a 5 anos ficam na Garderie subsidiada pelo estado. As mais baratas custam 7 dólares por dia e, por isso, em qualquer lugar, tem alta procura. São creches que mulheres abrem em suas residências e podem cuidar de até 6 crianças, no período de 10 horas, geralmente de 7:00/7:30 às 17:00. Então, ela disse algo como “não é você que escolhe a garderie, é ela que te escolhe”. Existem outras mais caras, cerca de 25 a 30 dólares por dia, e é claro que a demanda é mais baixa. Mesmo para essas, o estado ajuda, descontando um percentual do imposto de renda, entendi que o estado cobre a diferença de até 18 dólares por dia (o preço final que você pagaria, portanto). Para achar dessas garderies mais baratas em Montreal, é muito difícil.
· A partir dos 5 anos, a criança já tem o ensino público garantido. Em junho ou julho, as escolas tem um recesso (acho que duas semanas), e a cultura é que as crianças são colocadas em colônias de férias. Essas colônias são caras.
· As escolas particulares (católicas, ...) tem sido cada vez mais procuradas com a justificativa de garantirem o bilingüismo. Há projetos para que o ensino de inglês seja reforçado nas escolas do Québec. Na opinião dela, quem não quer não aprende, com aqui. Mas existe toda uma cultura para quem quer aprender: televisão bilíngüe, coisas do cotidiano.
· No Canadá realmente as pessoas não gostam do “tapinha” educativo, comum no Brasil. Ela observou que, principalmente, nas províncias anglofônicas isso não é tolerado, no Québec é um pouco mais aceito. Mas isso pode ser objeto de denúncia às autoridades....
· Para conseguir vagas mais facilmente, deve-se chegar antes de setembro, as aulas começam em agosto.
· Escola particular: cerca de 10 mil por ano; particular trilingue: cerca de 11 mil por ano.
· Qualidade das escolas depende dos alunos: em cidades/bairros com muitos refugiados qualidade cai (citou Longueil), em Montreal depende do bairro.
· Emprego: frisou várias vezes: realmente faltam profissionais no mercado de trabalho canadense/quebecois e eles precisam dos imigrantes; frisou também a seguinte dica: desde a sua primeira entrevista de emprego peça no mínimo 36.000 dólares anuais como salário e 3 semanas de férias. Isso vale mesmo a partir do nível técnico de formação.
· Usualmente até 2 anos de serviço as pessoas tem 2 semanas de férias anuais, com 5 anos tem 3 semanas e somente com 10 anos tem 4 semanas. Eles preferem quebrar as férias em espaços menores de tempo porque não haverá ninguém para te substituir. Licença maternidade de 1 ano, recebendo 75% do salário, paternidade de 5 semanas. Há planos para licença paternidade de 1 ano. Geralmente, você pode fazer banco de horas para juntar com férias e há também os recessos de fim de ano, Natal e Ano Novo, nos quais, às vezes, você pode receber 1 ou 2 semanas para juntar com as férias.
· O salário é pago de 2 em 2 semanas, são 26 pagamentos no ano, por isso, no Canadá também há 13° salário.
· Ela indicou o currículo de um brasileiro na empresa que trabalha, ele foi contratado. Resultado: ela recebeu a compensação de 2 mil dólares!!
· Profissões altamente valorizadas pela necessidade: enfermagem, engenharia (desesperadamente, nas suas palavras) profissões ligadas á serviços sociais, profissões técnicas, nível técnico em geral.
· Hoje em dia o trabalho de 40 horas semanais está sendo abandonado e adotado a jornada de 37 horas e meia. Às 17 hs todo mundo dá tchau, vai buscar os filhos na escola e ninguém faz cara feia!! J
· Pausa de almoço, em geral, de uma hora.
· Em geral, você chega com nível superior e encontra, primeiramente, trabalho no nível técnico. Aconteceu isso com ela, enquanto ela ainda não tinha reconhecido seu diploma.
· Existe um programa do governo de subsídio ao trabalho do imigrante, no qual o governo paga seu salário pela empresa, durante seis meses. Mas você que deve correr atrás disso e falar na entrevista, muitos empregadores não sabem disso e é claro que os que sabem, podem se aproveitar disso (dispensar depois dos seis meses). Procure saber mais nos “Centre Locale d’Emploi” (não sei se é assim) e centro comunitário de ajuda aos imigrantes.
· Cursos de tecnólogo ou seqüencial não são reconhecidos como superiores, apenas a partir de 4 anos de duração.
· Ação de atuação mais amplas, como Gerência de Projetos, apresentam mais opções ao mercado, então pode demorar mais para empregar do que áreas mais técnicas.
· Salário de contador médio: cerca de 22 dól/hora.
· Em caso de extrema necessidade, você pode contar com o “bem-estar social”, um salário de subsistência, disso isso para frisar que ninguém passa fome no Québec.
· Não aceitar emprego por menos de 17 dól/hora, nível técnico.
· Ela não conseguiu emprego na primeira entrevista porque havia se preparado muiiiito para uma entrevista em francês e a entrevistadora disse que precisavam de alguém bilíngüe e que por isso faria a entrevista em inglês. Ela falava inglês mas na hora, pelo nervosismo, falhou, travou. Curiosidade: Por caso dessa entrevista ela levou uma multa de estacionamento de 140 dólares (placas não são claras, multas em geral são caras). Pensou: só falta chegar em casa e ter um cheque (ela se surpreendeu, pois depois do primeiro filho, vivia recebendo cheques do governo pelo correio com os auxílios, ajudas de custo familiares). E foi o que aconteceu, havia recebido um cheque de 143 dólares! J
· É preciso escrever e falar bem o francês para ir bem nas entrevistas, isto é, passar.
· Adaptação: Quem fala bem francês é bem vindo. Recomenda fazer todos os cursos de francês de graça ou de baixo custo que aparecerem pela frente, foi o que ela fez, e existem vários.
· Os brasileiros são bem vindos porque pegam o francês rápido.
· Muitas pessoas não querem falar/aprender francês, querem sobreviver com o inglês.

· Saúde: o sistema é universal mas existe um seguro de saúde que é descontado no salário obrigatoriamente . Um cônjuge paga pela família (o Davi tem o desconto de cerca de 160 dólares e ela mais cerca de 30/40 dól.) e outro por si. Esse seguro, meus caros, cobre dentista, massagista (ela tem 500 dólares em massagem disponíveis por ano J), medicamentos, fisioterapia,.....

· O contentamento com esse sistema é questão de opinião pessoal, na sua opinião é uma escolha de vida pela comunid ade.

· Ela teve dois partos e uma emergência nos quais foi tratada muitíssimo bem. Nos partos normais (cesariana não é escolha, apenas em caso de necessidade) : teve analgesia assim que solicitado e na emergência (teve que retirar a vesícula) foi atendida prontamente, levada de ambulância para Montreal (já estava a caminho levando o pai para o aeroporto), ficou internada na maternidade pois o filho bebê era amamentado só no peito.

· Teve uma má experiência no sistema de saúde, que foi uma espera de 7 horas pela atendimento do filho de um ano que era considerado não emergencial.

· Gestantes: não tem carência na chegada ao Québec, atendimento de primeiríssima qualidade. Quando algo sai do padrão, sempre, um especialista ou uma segunda opinião são consultados (vale para tudo). Tem direito a duas ecografias: com 18 e 32 semanas, para ver a posição do bebê, caso esteja sentado a gestante terá cesariana.

· Auxílios: O Québec ajuda mais as famí lias que outras províncias. O governo do Canadá dá a ajuda de 100 dólares mensais por filho mais porcentagem adicional a depender da renda da família, mais necessitados recebem mais. O Québec paga as garderies.

· Os cheques são enviados pelo correio.

· O imigrante tem muito auxílio para proc urar emprego, preparação para entrevistas, etc...

· Mudança: melhor época é o mês de junho pelo clima, vencimento de contratos de aluguel e inscrições nas escolas.

· Todos aluguéis vencem no dia 1 de julho, se chegar em setembro, por exemplo, corre o risco de não achar nada bom, não existem escolhas após essa data. As vagas nas escolas também ficam mais limitadas.

· Custo de vida: bem mais baixo que no Brasil. Ex.: uma hipoteca tem juros de 5 ou 6% ao ano e com 1 mil ou 1 mil e 500 por mês dá pra pagar uma boa casa. As casas em Montreal custam a partir de 300 mil e são velhas. Ela deu o próprio exemplo sobre isso: ela e uma amiga brasileira compraram casas pelos mesmos preço. A casa da amiga, em Montreal, é de 2 quartos, sem garagem, sem área e tem que ter alarme (ela frisou: em Montreal tem roubo, não assalto, mas tem roubo). A casa dela, em Boucherville tem três pisos (o de baixo é alugado), garagem, área, é nova e não tem a preocupação de segurança.

· Comida: tem de tudo, frutas e legumes inclusive, que são mais caras no inverno. Eles gastam cerca de 600 dólares por mês para comer bem (são exagerados segundo a mãe dela), inclusive fruitas e legumes no inverno.

· Carro: juros zero para comprar um novo, um bom carro com 250 a 300 dólares por mês, completo. Usados são muito baratos: eles tem uma van que cabe 7 pessoas, com tudo, completa, vidro elétrico, etc, custou 4 mil dólares! ; )

· Recomenda não comprar carro em Montreal, o ipva é muito caro, o dobro.

· Existe a opção de alugar o carro a longo prazo, por 60 meses, o prazo de uma compra. Custa cerca de 70 a 100 dólares por mês mas a multa por rescisão ou por rodar mais que 20.000 km por ano é muiiiito alta, pode não valer a pena.

· Aluguel: Montreal, um 3 e ½ custa a partir de 850 dólares/mês. Em Bucherville, um 4 e ½ custa a partir de 650 dólares.

· Diversões para crianças: tem em todas cidades, falou mais da sua, inclusive no inverno, pista de patinação, trenós, etc, mas também tem a opção de ir para Montréal nos finais de semana, teatros, etc...O lazer é caro. Lazer de “solteiros” (=badalação), mais ainda, a cerveja custa 8 dólares.

· No Canadá, os shoppings não são lugares de lazer, não são lugares para passear com as crianças como aqui. Só e m Laval, o Shopping tem garderie, brinquedoteca.

· É muito importante verificar se o aquecimento está incluso no aluguel.

· Geralmente, pede-se ao imigrante para pagar três meses adiantados de aluguel.

· É muito importante o cartão de crédito, inclusive para conseguir empréstimos para comprar casa, carro. É bom providenciar desde a chegada.

· C’est ça!!!! That’s all folks!!! "

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tributo aos leafs


Go Leafs Go!!! mostrem do que são capazes de fazer.

Conseguem lotar um estádio para que todos vejam a sua luta com seu arquival.

São capazes de fazer com que os Sens tenham seus últimos suspiros da temporada...

Este time é a esperança dos Sens, pois somente eles conseguem tomar oito gols em plena reta final da temporada regular e, em casa.

Conseguem fazer com que sua torcida fique desanimada e quieta ao ouvir os poucos torcedores do Sens gritar...


Fazem com que os Senators, quase eliminado da competição, suspirem por alcançar o seu lugar nos play offs.
Dão força, coragem e espírito guerreiro aos jogadores dos Senators a enfrentarem seu último obstáculo rumo aos play offs, os Bruins.

Este time é o orgulho, a força, a esperança a certeza de que nunca vai deixar os torcedores do Sens na mão!!!

Quando os Sens precisarem eles estarão ali, dando força, pontos, orgulho e prazer aos jogadores de Ottawa em manter a hegemonia na província de Ontario, como um fiel escudeiro, uma verdadeira escada para que os Sens cheguem aos play offs.

É por isso, que diante deste ato tão valoroso, os torcedores dos Sens não podem deixar de gritar: MUITO OBRIGADO LEAFS!!!! rs...

É isso!!! os leafs fizeram o favor de perder para os Sens ontem e por um placar vergonhoso de 8 a 2.

Hoje o Sens tem a última chance de chegar aos play offs. Jogarão contra os Bruins que ganharam no último sábado por 4 a 0. Que o Scotianbank esteja lotado com os torcedores do Leafs!! rs...