quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Por dentro do Hochey...



Finalmente depois de sete derrotas o Sens ganhou ontem dos Florida Panthers (http://panthers.nhl.com/) por 5-4. Tudo bem que este último é quase galinha morta da temporada com 12 vitórias 15 derrotas, 1 empate e ocupando o 26 lugar.
O Sens com 17 vitórias 7 derrotas e três empates está em 2 lugar na Classificação Geral, atrás do Detroit Red Wings (37 pts e 40pts). O outro time canadense que está mais perto do Sens é o Vancouver Canucks, que com mais outros 6 está com 32 pontos. Entre os 10 primeiros, somente 2 são canadenses. Só para constar, o Toronto Maple Leaf está na posição 21, rs....
Pois é, vamos a algumas coisas que tenho certeza sobre o jogo:
1. São 6 jogadores, 1 goleiro (Goolie), 1 Centre, 2 Defenceman e 2 Wings. Os Def.. e Wings jogam nas laterais.
2. O jogo recomeça sempre nos círculos, sendo o central para início do jogo e os dois em cada campo para alguma paralização.
3. Percebi que existe tanto a marcação por zona, mais comum, quanto individual.
4. O Goolie protege toda a sua área inclusive atrás do Gol, quando possível.
5. O Jogo é de contato, assim esbarrões fortes são tolerados. Comparo com o pólo aquático, você sabe que o adversário vai te segurar, afogar e até te dar umas pernadas se conseguir, mas faz parte do jogo. Mas pelo que vi, geralmente a briga começa quando o esbarrão é desproporcional à jogada ou quando o atleta realmente quer ir para o pau!!!
6. Como em todo esporte, os tapas saem, geralmente, entre jogadores de posições diferentes (ataque e defesa). No hochey, golerio briga com goleiro, e diferente dos demais, ninguém se intromete nas brigas, inclusive o juíz. Todos ficam olhando e aguardam o juíz terminar a briga e mandar os brigões para o banco. Na maioria das vezes, quando um cara tá apaiando muito, os colegas entram no pau para salvá-lo e aí tudo começa. Vi uma partida que o goolie tava tomando até dizer chega, aí o colega foi protegê-lo e a pancadaria rolou solta. O negócio é que este cara que protegeu o goolei era muito bom de braço, então ele batia em um, via que outro amigo estava apaiando, ia lá e batia e assim fez com uns três. Hilário a sena do cara querendo ser o salvador dos amigos!!!
7. O jogo é dinâmico e não tem como nós (fubebolísticos) não gostar, afinal, também tem os "debaixo das canetas", "meia lua" e o Golaço!!!!
8. Não é tão simples, porque além de saber patinar você tem que saber conduzir o puck. Faça uma experiência e veja dois filmes, primeiro um filme de jogo amador e depois da NHL, você verá a diferença e a mágica que os jogadores da NHL fazem com a "bola".
9. Speeza é o melhor jogador da temporada e o Sens está com os três melhores atacantes.
10. Toronto Maple Leaf está para o Ottawa Senators como o Vasco está para o Flamengo.
11. O esporte é preconceituoso, inclusive tem um vídeo de Georges Laraque, Edmont Oilers, sobre o assunto. Em uma parte do vídeo ele diz que, quando pequeno, sempre era ridicuralizado durantes os jogos, então sempre saia na briga e, por isso, hoje sabe muito brigar no gelo. Inclusive você poderá encontrar muitas brigas deste sujeito com sua tática infálivel de segurar o adversário com o braço esquerdo e com o outro marretar a cabeça do sujeito.
Bom acho que a lógica do jogo é esta aí acima, agora as regras ainda estou descobrindo. Uma é que ainda não tenho certeza se algum jogador pode "atirar" o puck dentro da área azul do goleiro.
O site da NHL transmite os jogos ao vivo!!!
Abraço a todos e bom divertimento!!!
Rogério

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rogério,

Bom resumo... Algumas dicas:

1) A area azul do goleiro e' simplesmente uma zona em que nenhum jogador da outra equipe pode estar (considerado uma falta de 'golie interference') a nao ser que seja puxado para dentro por um jogador da equipe do goleiro. A puck pode ser 'atirada' para dentro de qualquer parte do rink, e se entra conta, contudo somente conta se a puck for 'atirada' com o stick ou se defletir de equipamento de jogador (se jogador meter de preposito com skate nao conta), tambem so conta de o stick nao subir acima da altura do goal se o jugador usar o stick acima dessa altura e' uma falta 'high stick'...

2) O juíz nao decide quando a briga deve parar. O juiz e' supposto parar a briga o mais rapido possivel, simplesmente ele tambem nao quere apanhar soco perdido por isso ele espera ate ver que e' seguro separar os jogadores dando soco...