segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Elocubrando...

Uma das coisas que me chamaram muito a atenção da região de Ottawa é que lá é a única região do Canadá que o Francês (Gatineau-QC) e Inglês (Ottawa-ON) convivem bem.

Quero potencializar a oportunidade das crianças aprenderem o Francês e Inglês, e fiquei pensando nisto sobre Vancouver.

Sei que Vancouver é uma ótima cidade e possui a possibilidade de praticar diferentes esportes. Mas no mapa ela fica isoladinha lá na ponta da região oeste onde a cidade mais perto é Seattle (USA) rs... e como isto me incomoda um pouco vou ter que começar a pequisar as proximidades... Outro fator é a existências de escolas francesa.

E vamos indo, pesquisando aqui, acolá e nos organizando para fazermos a melhor opção para nós.

Grande abraço a todos e tenham uma ótima semana!

Rogério Lima

2 comentários:

T disse...

Olá!!!!
Pois é, acabei de conhecer Otawa, Montreal e Quebec, e Otawa e Quebec são as cidades que 50% falam inglês e 50% falam francês, acho que por ficar entre Toronto e Quebec... Em quebec meu básico Inglês era avançado... muito pouca gente fala inglês... Adorei Montreal! O povo é sempre muito simpático e NO CRIMES!...
Em Toronto, os pais podem escolher em que idade as crianças começam a ser alfabetizadas em Francês, issomesmo elas começam a ter todas as matérias da escola em Francês... Muito bom!
Taís

Sandro e Família disse...

Rogério,

Aqui em Vancouver existem escolas que ensinam em francês desde o Jardim de infância, mas na maioria das escolas o francês é apenas uma matéria da grade escolar.

Como moramos na província mais britânica do país é muito raro escutar alguem falando francês nas ruas.

Abraço