Hey, tudo tranq.?!
Não sei se o título foi muito feliz mas o que eu quero mesmo é repassar a informação muito útil que a Dani, do A Marcha dos Pinguins, postou hoje, dia 30/10. Passe lá e veja o post completo.
Ela aborda os tipos de fenômenos para esta época:
"Squamish: Camada de ar frio que chega do Oceano Pacifico e atinge os "gaps" entre as montanhas de B.C. gerando baixas temperaturas inesperadas, fortes tempestades de neve e gelo nas regiões da costa.
Blizzard: Ventos Fortes + Neve = Redução de visibilidade. Alertas são enviados com 12-14hs de antecedencia, e este fenomeno causa redução de visibilidade para menos de 1km (por pelo menos 4hs consecutivas)
Blowing Snow: Visibilidade para menos de 1km, porém não tão intenso como Blizzard.
Chinook: Ventos que aumentam a temperatura drasticamente em poucas horas (podendo ocasionar enchentes devido o descongelamento rápido da neve).
Flash Freeze: Acontece qdo a temperatura baixa rapidamente e a área molhada congela, criando aquela placa de gelo escorregadia.
Freezing Drizzle: Drizzle nada mais é do que chovisco, portanto isso é um chovisco congelante. São gotículas de água (chuva) que em contato com temperaturas próximas ou abaixo de 0 congelam antes de atingir o chão.
Freezing Rain: Chuva que congela em contato com chão formando placa de gelo escorregadia.
Snow Squalls: Tempestades de neve. Camada de ar frio que atravessa pelas águas quentes do lago gerando pelo menos 15cm de neve nas próximas 12hs
Snowfall: Alertas são enviados de 12-24hs de atecedencia e acontece quando um determinado volume de neve é esperado para as próximas conscutivas 24hs.
Windchill: Este todo mundo conhece e é a famosa sensaçãso térmica. Esta é a informaçào que deve ser levada em conta qdo for se vestir pela manhã para sair na rua especialmente nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Winter Storm: São consecutivas tempestades com alto volume de neve, baixa visibilidade, rajadas de vento e freezing rain (tudo ao mesmo tempo!)."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Rogério,
boa lista, já estamos vivenciando alguns destes por aqui.
Beijos, Eliane
Postar um comentário