domingo, 22 de junho de 2008

E segue...

Pessoal,
Os posts dispersos não significam que estou sem interesse ok?! Por enquanto é só questão de disponibilidade mesmo, :o))
Ontem me encontrei com uma brasiliense que morou oito anos no Canadá e ela me deu notícias importantes:
- As universidades são bons lugares para conseguir emprego;
- É muito interessante conseguir uma pós graduação por lá, porque além de conseguir subsídio do governo para os filhos, é mais fácil conseguir indicação para trabalhos, além, de ser uma forma de reconhecimento de nosso diploma;
- Turma da Mônica e National Geographic em português são duas revistas ótimas para nossos filhos manterem contato com a língua portuquesa. Particularmente, gostei muuuuito desta dica, pois é uma daquelas que nos pegam de surpresa;
- Serviço público é uma boa, principalmente no StatCan e "Ministério de Relações Exteriores";
- A pessoa trabalhou em Montreál e Ottawa. Ela gostou muito de Montreál por ser uma cidade com disponibilidade de mais serviços. Ottawa é mais pacada e muito mais segura.
- O Governo oferece muitos subsídios para o imigrante, pois cabe ao interessado procurar saber quais são tais benefícios.
- Falou que a qualidade da escola é diretamente proporcional a do bairro.
- http://www.jobbank.gc.ca/Intro_en.aspx é o site de trabalho do governo. Já conhecia e é bom.
Um que não conseguia e fiquei surpreso por ser muito bom, é o site de emprego da região de Ottawa http://www.jobshop.ca/
Enfim, foi uma conversa bem descontraída e o que levei de lição é que a minha vontade em fazer o mestrado na Universidade de Quebec será colocada em primeiro plano. Inclusive ela indicou fazer contato o quanto antes com os professores do curso que pretendo.
Outra novidade é que conheci um Ottawans que desde os 10 anos vive em Toronto. Do que ele falou de Ottawa, destaque para: Segurança muito boa, cidade limpa e organizada, possui vários parques para lazer e boa para criar os filhos. Ele falou que sua irmã, que mora em Toronto e está grávida, mudará para Ottawa após o nascimento do filho justamente pela qualidade de vida.
Uma situação engraçada nesta conversa é que tenho preocupação do envolvemento dos jovens com drogas. Falando disto com o rapaz, ele falou que a maconha é muito usada em todo o Canadá e, muitas pessoas, preferem fumar do que beber. Pela minha cara de preocupação, o jovem de 20 anos vira pra mim e fala:
- Não se preocupe com isto!! A educação que você dará ao teu filho é que o ajudará a ficar longe das drogas...
Fiquei meio sem graça, pois um menino ensinou um barbado com três filhos que a nossa preocupação deve estar dentro de nossa casa, ;o))
Mas foi isso, agora uma coisa que buscarei é a qualidade dos bairros de Ottawa.
Grande abraço a todos!!
Rogério

Um comentário:

Carolina disse...

Olá Rogério e Alessandra!

Muito boas as dicas....mesmo não tendo filhos, me chamou atenção essa história da qualidade da escola ser proporcional ao bairro em que está situada...haja pesquisa, né?!...

abç,
Carol