quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bem Vindo a Ottawa!!!

Em uma das muitas trocas de emails da vida de imigrante perguntaram-me se a província de Ontário daria o mesmo suporte ao imigrante que a de Quebec.

Bem, pelo que vi ambas possuem uma grande rede de apoio ao imigrante. Por exemplo, neste manual específico de ottawa http://www.ociso.org/Forms_Flyers/Welcome_to_Ottawa_Eng.pdf conseguimos várias informações pontuais e objetivas. Por ele, vemos que a província de Ontário possui um programa de ajuda financeira àqueles que possuem filhos menores de 18 anos, há a distribuição de comidas de forma gratuita, os estudos para língua inglesa ou francesa são feitos em Universidades e há o apoio para o desenvolvimento profissional dos adultos nestas instituições, o border de escolas públicas e católicas é tão extenso quanto os das escolas católicas disponíveis na língua inglesa e francesa, ou seja, é muito forte a presença do Multiliguismo na cidade de Ottawa. Outro ponto é que os impostos para os que tem filhos são menores ou reembolsáveis em Ontário.

Porém, a província de Quebec não fica para trás e, inclusive, os quebecois ou imigrantes permanentes possuem um grande desconto nos cursos das Universidades, fica claro a intenção de fazer com que as pessoas escolham a província como local para moradia.

Enfim, acho que todo o Canadá possui um sistema muito bom e a escolha da província vai muito mais por motivos pessoais do que a rede de apoio que é encontrada, afinal, quem está na chuva é para se molhar!! rs...

Até!!

Rogério

Um comentário:

Sandro e Família disse...

Realmente toda província tem seus atrativos para os novos imigrantes. A vantagem de morar em Ottawa é que se não gostar dos atrativos de Ontário é só atravessar a ponte e aproveitar os benefícios de Québec.

Já que falou em chuva....apesar da famosa chuva de Vancouver a província escolhida por nós continua sendo BC.

Bom Feriado