segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Filhos

Estes que nos fazem andar, nossos filhos!!!

Às vezes colocamos uma responsabilidade muito grande sobre eles, como até mesmo uma mudança de vida tão grande como a imigração.

Concordo que eles dão a toada da nossa vida, nos faz andar para frente e conseguir coisa que nem imaginávamos, mas a imigração é um papel muito mais pessoal que qualquer outra coisa. Sinceramente, acredito que a violência que nos encontramos, a falta de perspectivas do nosso país, a busca de novas oportunidades para os nossos filhos são apenas fatos adjacentes ao nosso desejo de morar em outro país, experimentar novas culturas e termos vivências diferentes que a dos nossos pais.

Na semana passada eu e minha esposa ficamos pensando muito sobre o desenrolar da vida de nossos rebentos e depois de muita pestana queimada, percebemos que temos a única certeza de que vamos imigrar e mostrar um mundo novo para os filhos onde, na grande maioria das vezes, estaremos aprendendo junto com eles. As escolhas e opções da vida serão apenas deles e nós não poderemos fazer nada além de darmos uma opinião sobre alguma dúvida que eles tenham. Não podemos pensar que nossas opções serão as mesmas que as deles.

Enfim, depois de ler alguns blogs e receber informações de outras pessoas nas listas de discussão, sem dúvida alguma, nós é que estamos com o ferro na boca e não os filhos, rs... Nós é que teremos que aprender uma língua, procurar trabalho, achar uma boa vizinhança, escola, médico e, além de tudo, aprender a cultura o mais rápido possível para não dar respostas sem contexto para os nossos filhos, rs...

Portanto decidi uma coisa, não ficarei mais preocupado com "tudo" que envolve a imigração, seguirei todos os passos do processo e me preocuparei com aquele que mais vai sofrer com todo o processo de acompanhamento, Eu! rs... Porque se eu esiver calmo e firme em minhas decisões, a minha família também estará!!! Aquela velha história, cuidarei muito bem do meu mundo para que possa influenciar nos outros!!!

Abraço a todos!!!

Rogério

Nenhum comentário: