terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Governo


Quando estou pensando em algo novo, sempre tento trazê-lo para minha realidade afim de entendê-lo. Assim, o pensamento no ensino público é constante porque é o único que não consegui boas informações.
Como na futura terrinha, também temos as escolas públicas e particulares. A diferença, é que não temos a oferta de educação pela religião Católica.
Bem sou católico e, por isso, acho muito curioso esta oferta para um país desenvolvido e o mesmo não ocorrer para os menos favorecidos. Estudei em colégio católico (Madre Carmen Sallés) e meu filhos também estudariam lá, mas o preço é bem salgado e, de forma alguma, podemos comparar a qualide de ensino entre as escolas particulares e públicas.
O que penso muito no sistema educacional do Canadá é como os estudantes encaram esta diferença entre público e privado. É evidente e lógico que há diferenças!!!
Assim como na parte educacional, esta semana vi que o governo Canadense oferece uma série de benefícios e vantagens para a sua população e todos estão bem, felizes, inclusive os imigrantes contam com o apoio o Governo.
Uma discrepância que percebo é como pensamos , admitimos e até contamos com a ajuda do Governo Canadense ao imigrar e, enquanto estamos no Brasil, fazemos muitas críticas ao assistencialismo do Governo Brasileiro.
Percebam que estou restrito a presença do governo, não importa qual.
Hoje os brasileiros recebem uma ajuda muito maior que antes e é comum vermos afirmações de que a classe baixa não quer mais trabalhar pois conta com todo o apoio do governo para ficar em casa. Acho um absurdo!!! Pois como podemos imaginar que uma pessoa queira viver com o mínimo e não procura a melhoria?! É claro que existem pessoas desta maneira, mas não podemos generalizar e achar que todos os pobres são vagabundos e querem é "mamar na teta do Governo".
E voltando ao início do texto, segue o nome de alguns programas que são oferecidos pelos governos:
Emergency 911 - Emergência 190
Social Insurance Number (SIN) - Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Ontario Health Insurance Plan (OHIP) - Sem algum semelhantes para nós, com exceção do Plano de Saúde, pago!!!
Family Reception Centre - Secretaria de Educação do Estado (em Brasília o telefone é 156)
Child Tax Benefit - Bolsa Família
Food Banks (distribuição de comida free) - Em Brasília, Sopão do Msr. Marconi
Clothes Free - Bazar da Oassab ( 602 sul)
Adult Basic School - Sistema S (Sesc, Senai, Sebrae...)
English and French Language Training (LINC) - Não temos semelhantes.
Federal Goods and Services Tax (GST) - Pis, Confins, Cssl e impostos federais.
Provincial Sales Tax (PST) - ICMS e impostos estaduais.
Income Tax - Imposto de Renda
Regulated Occupations - Órgãos de Classe: CFC, CFM, OAB etc
Na verdade apesar da autonomia das províncias a estrutura do Governo não altera muito. Mas então porque não conseguimos um padrão semelhante a da nossa futura terra?
Dentre os vários problemas, acredito que a falta de fiscalização é um dos principais motivos. Não temos fiscalização em nada, nossa constituição é bonita, as metas do governo são aceitáveis o planejamento e o resultado podem até se encaixar, mas o problema é no meio, na execução. Se para uma boa execução devemos possuir um bom controle, é fácil percebermos que é neste meio que o dinheiro, esperança e tudo o mais se vai pelo ralo e cansaço.
Não temos gente suficiente na fiscalização e, o pior, não somos um povo fiscalizador!!! Não nos importamos com as pequenas mentiras, poucos deslizes que nós ou colegas fazem no dia a dia, daí o nosso "jeitinho". Falar em jeitinho, isto é uma coisa que todos os brasileiros deveriam abominar, pois já possui uma conotação pejorativa!!!
Ouvir do presidente que o governo somente funciona com a contratação de muita gente (aqui em Brasília o povo quase foi ao delírio de felicidade!!! todos querem um cantinho no serviço público) poderia ser muito bom se ele tivesse molhado o bico e continuado a falar que precisa de muita gente na área de fiscalização!!! Mas, infelizmente, não ouvimos a segunda parte.
Portanto, acredito que devido ao perfil brasileiro, ao nosso costume e a cultura do jeitinho, temos poucas chances de sermos civilizados em um período curto de tempo. Não quer dizer que o país não cresça ou tenha melhoria do estado de pobreza, mas a civilidade pode não existir e sempre haverá a grande diferença social. ^
Rogério
P.S: Encontrei outro bom site do Canadá, http://www.canadacool.com/

Um comentário:

Sandro e Família disse...

Rogério

Infelizmente enquanto no Brasil encontrarmos pessoas cultuando a malandragem e o jeitinho para passar a perna nos outros fica difícil qualquer tipo de melhora.
Concordo quando fala que um dos pontos que atrapalham o desenvolvimento do país é a falta de fiscalização, mas é impossível no Brasil não associar fiscalização com corrupção que na minha opinião é o grande câncer da nossa sociedade.
Como não vejo remédio para resolver esse problema num futuro próximo estou de partida...espero que o mais rápido possível.

Abração