terça-feira, 31 de julho de 2007

Conto - A Saga PMP

Este é um conto que gosto que escrevi e gosto bastante.
O escrevi logo após a prova de certificação PMP em 2005.
divirta-se.
================================================
00:01:00 é o que marcava o cronômetro no canto superior direito do computador,indicando o meu tempo restante para prova, no outro lado 200 to 200, sinal que tinhafinalizado a prova.

Comecei a rever algumas questões, mas a angustia tomou conta e cliquei para ver o resultado.Então, depois de um longo tempo de estudo estava ali olhando para uma tela em branco:
- Caramba, que demora!! E se eu não passar, o que vou falar para o pessoal que acompanhou? Qual será minha cara no dia seguinte? E o tempo que fiquei fora de casa, perdendo viagens e companhia de meus filhos e minha esposa?Se não passar, por onde começo para estudar tudo de novo?

Minha cabeça girava em vários pensamentos qdo aparece um quadrinho cinza ....PleaseWait!!Os poucos segundos entre a tela branca e o quadro azul do PMI foram uma eternidade,mas ao ver a tela... :

- VALEU!!! PASSEI!!!Acho que a cena não foi uma das mais bonitas, eu grande desse jeito pulando, dando vários socos no ar e gritando, as pessoas que estavam fora da sala me olham sorrindo, certos de que consegui uma grande conquista.

O Início

- Mas vc sabe o que Project Management Institute - PMI?

Essa foi a pergunta que o Joca - gerente do contrato em que estava me candidatando -fez durante minha entrevista, o que me levou diretamente para música do ZecaPagodinho...

- Vc sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi e só ouço falar...Essa era a resposta, pois estava a 18 meses trabalhando com projeto e, até omomento, o meu contato com o PMI era por meio de pessoas que vinham oferecer treinamento para equipe e o projeto em que atuava.

O Contato

Devido ao meu perfil profissional, fui contratado para desenvolver um trabalho específico na área de gerenciamento de custos, minha especialidade.Com o desenvolver dos trabalhos fui percebendo a importância de todos aqueles processos envolvidos no gerenciamento de projetos e, neste momento, surgiram as primeiras opções, me dedicar ao trabalho que estava apto para desenvolver com uma análise de todo contexto sobre gerenciamento de projetos ou apenas cumprir a tarefaque me foi designada. Lembrando do ditado "Não há vitória sem luta!!" e que o caminho mais difícil é omais gratificante e enriquecedor, decidi me aventurar no "mundo dos projetos".

- EVA! Mas que EVA!! na área financeira tem outro significado!!!. Esta foi minha primeira barreira, quebrar um dos meus paradigmas!!! Pois enquanto na área financeira, EVA tem um sentido totalmente econômico, em projetos considera o trabalho realizado até um momento de análise.

Mas, além do gerenciamento dos custos, tive contato com todas as outras áreas e decidi fazer a prova para PMP - Project Management Professional. O que foi endossado em uma conversa rápida com a Karla, gerente do contrato que substituiu o Joca.

- Karla, qual o futuro que um contador tem no meio de um monte de engenheiros acompanhando projetos?
- Tira logo a certificação PMP, assim vc nivela o conhecimento e ainda tem uma especialidade.

Pronto!!! Aqui estava com mais duas opções, ou encarava a prova de certificação ou aguardaria um momento melhor para pensar no assunto, uma vez que estava com um garoto de dois anos e outro previsto para nascer em dezembro.

- Beleza!! É agora!!! Não vou perder tempo!! E assim, comecei a ler artigos e qualquer assunto sobre gerenciamento de projetos e certificação PMP.

Planejamento

Com a decisão que iniciaria estudar para certificação comecei a procurar escolas que oferecessem os cursos.Para minha sorte, no mesmo tempo, a Logos estava planejando em oferecer um curso preparatório aos colaboradores interessados.Então, junto com outros colegas fizemos o curso preparatório.

A princípio, tinha programado minha prova para o dia 07/07, mas com o passar do tempo e como teria recesso na Secretaria de Educação no mês de julho, adiei a prova para 25/07.

1 mês restante para prova

- Um mês para prova!! Ótimo! Como estou de férias da SEDF vou aproveitar para me dedicar e estudar muito durante a noite.

Como nem tudo do que planejamento acontece de forma perfeita...

- O quê? Como? O encanamento do banheiro estourou? Então manda arrumar.

Pois é, minhas férias e meu tempo para dedicação total começaram com uma reforma nos banheiros, que iria durar duas semanas.

Mas estava sob controle pq teria uma semana de folga antes da prova. Fiz minha opção, continuar com a prova no dia 25/07.

Então, lá fui com toda minha família, para casa do meu sogro. Começava meu dia indo ao apartamento, no almoço voltava para verificar os trabalhos e, a noite, no meio dos escombros voltava para estudar. Isso pq tive que reformar não só o banheiro, mas a sala de jantar, cozinha, meu quarto, enfim, o que não mexeu foi o escritório e o quarto dos meus filhos.

Julho é um mês terrível para criançada em BsB, então além de todas minhas atividades, durante a noite ajudava a minha esposa a cuidar dos meninos. Mas como de todas experiências ruins temos que tirar algum proveito, aproveitei o tempo de reforma de casa para estudar muito, pois o único som que ouvia era a descarga dos outros apartamentos, uma vez que a encanação estava totalmente exposta.

Outra coisa que está funcionando é a concentração e condicionamento do corpo e da mente para conseguir relaxar no tempo que tenho de sono, assim, antes de dormir sempre mentalizo que estou relaxando, funciona muito!!!

2 semanas para prova

A martelada em casa terminou. O único canto da casa que não tinha poeira era onde estudava, então, estava eu como todos os dias, quando começo a sentir uma tremendador de cabeça.

- Putz!!! Começou a pintura!!Então, peguei meu computador, coloquei embaixo do braço e fui para casa da minha mãe!!

A prova

Depois de uma semana apreensiva, com noites mal dormidas, estava eu na sala da Prometric na casa Thomas Jefferson da 604 norte.Tudo que tinha estudado estava sendo testado naquele momento...

- Que isso??!! Nunca ouvi falar disso!!

A prova estava transcorrendo tudo bem, sem muito percalços...

- Caramba!! O Imosec não funcionou!!!E com 1h40m de prova tive que me ausentar da sala.

Como o tempo não pára, voltei com algum atraso e comecei a fazer as questões meio que depressa para terminar as 200 questões em quatro horas de prova, como o exigido.

O FIM

Agora, lembrando de toda minha trajetória desde o início, vejo com satisfação que tudo deu certo.

Fiz as opções certas nos momentos certos, os obstáculos transformei-os em trampolim para o meu sucesso e os desafios foram a energia para conquista e superação. Outros desafios surgirão e se eles não virem eu os encontrarei, pois não podemos achar que estamos aqui somente para passar o tempo, temos que deixar nossa marca, fazer que nossas pegadas sirvam de orientação e estímulo para outras pessoas e, também,saber que conseguiremos conquistar nossos sonhos se tivermos apoio e compreensão daqueles que amamos.

A experiência foi muito boa, tenho que agradecer a todos colegas e amigos que acompanharam minha trajetória e, principalmente, meus familiares que me apoiaram,torceram e choraram junto comigo.

Então, ao finalizar este meu projeto para tirar a certificação PMP, vieram meperguntar se conheço a certificação Orange Belt da Microsoft, mais uma vez melembrei:

- Você sabe o que é caviar? Nunca vi nem comi, só ouço falar...

Rogério Lima Barbosa, 25/07/2005

Um comentário:

Rafael E. disse...

Muito bom! Mt bem escrito.

A prova do Orange é mtttt mais fácil. A prova do PMP é uma estrada árdua...