segunda-feira, 23 de julho de 2007

Por que imigrar?

Esta foi uma das perguntas que procurei resposta nos blogs, afinal de contas, Por que imigrar?

Muitos pontos são enumerados como Busca de Oportunidades, Melhor qualidade de vida, Boas condições de trabalho e outros.

Um que poucos pensam, ou pelo menos, escrevem, é a vontade de imigrar para conhecer outra cultura, levar a família para outra realidade, que aliado a melhores oportunidades, a imigração começa a ser um pensamento concreto.

Em 2000 um pouco antes de me casar, tinha feito a matrícula em um curso de inglês no Canadá. Como o casamento é uma caixinha sem fundo de $$$ rs... acabei não indo e desisti do curso.

Minha vontade de conhecer outras terras foi muito grande e com a ajuda e compreensão de minha esposa, passei uma temporada de inverno em um Squi Resort em Sugar Bowl, http://www.sugarbowl.com/, em Truckee-CA.

A experiência foi ótima, ainda mais que após a labuta, eu e minha esposa conhecemos todo o lado oeste dos EUA. Foi uma viagem inesquecível!!!

Desde então, a minha vontade de voltar a morar fora do país não diminuiu. Sempre fiquei atento às bolsas de estudo e me candidatei a duas, não sendo aprovado.

Pensava muito em poder levar minha família para, juntos, conhecermos outros países, cultura, viagem e pessoas.

O sonho estava adormecido até que em uma conversa com uma amiga no trabalho descobri que o Canadá possui o incentivo a imigração de profissionais qualificados. Foi uma coinscidência muito boa ver que o país que foi minha escolha inicial de visita, incentiva o acolhimento de pessoas.

Comecei a pensar no assunto e uma outra coinscidência aconteceu. O meu filho mais velho começou a me perguntar se eu mostraria o mundo para ela. Puxa vida!! Foi ótimo, na mesma hora falei que sim e o primeiro "mundo" que conheceremos será o mundo Canadá.

E assim estamos nos organizando e planejando para imigrarmos, não pela insegurança, pela criminalidade, mas pelo fato de estarmos vivos, termos sangue quente, espírito inquieto e querermos conhecer o grande mundo.

E você porque pensa em imigrar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado... eu estava pensando nisso no início da semana. Moro em Salvador. Quando acontece algo que me aborrece, realmente dá muita vontade de chutar o pau da barraca e ir embora. Vejo os noticiários e é só miséria, corrupção, desgraça... mas tem dias que está um sol maravilhoso, acontecem coisas boas, você dá risada e pensa:"Não tem lugar como esse aqui pra se viver". Se eu fosse sair daqui, seria justamente para viver uma nova experiência. Conhecer novas culturas, sair da mesmice da vida. Crescer como ser humano.
Abraço.
Fábio.

www.blogcampominado.blogspot.com

Drinho Canada disse...

Eu e a minha pretinha somos de São Paulo e estamos realmente motivados a imigrar. Nosso interesse é justamente pelo anseio que temos de conhecer outros povos, outras culturas, novas oportunidades de crescimento pessoal e cultural.

Não queremos ser conhecidos como Brasilian Guys, mas como World Guys... o céu é o limite.

Drinho e Nessa.

Ti disse...

Adorei esse post, foi o depoimento do porquê imigrar com o qual mais me identifiquei até agora. É mais do que oferecer educação, saúde de qualidade e gratuito para os filhos, mais que fugir da violência, mais que oportunidades de emprego...É ir atrás de uma inquietude, uma vontade de conhecer outras culturas, viver essas culturas e ser cofrontada por elas...É sobretudo um desejo e não uma circunstância "melhores oportunidades"....Compartilho desse espírito.

Abraço e espero conhecê-los no próximo encontro de BsB.
Ticiana