segunda-feira, 7 de abril de 2008

1º encontro

Na última quinta feira, tivemos um encontro do grupo BrasiliaCanada.

O encontro foi bem legal e prometia pois teríamos a participação de uma brasiliense que há quatro anos mora em Montreal-QC.

Foi o primeiro encontro que participei realmente e gostei bastante de ver outras pessoas "normais" ;O)) partilhando do mesmo objetivo que minha família.

Conversei com pessoas bem legais e o grupo é bem animado, gostei bastante!!!

A Ana Cláudia foi uma coisa a parte, pois ela e sua família se dispuseram a responder o mais variado tipo de pergunta e, tudo, com muita paciência e disposição. Foi super jóia!!!

Em uma hora em que um dos participantes estava dando informações, ele falou algo em francês. Quando ouvi aquilo, um som meio que saindo da garganta, quase um pigarro... fiquei olhando e pensei que o francês é bem bonito, mas deve ser muito difícil para nós. Ainda bem que estou no federal!! rs... Mas é claro que conseguirei falar o francês, somente, demandará mais esforço do que pensei!

A Ticiana, fez um apanhado muito legal de todo o encontro e, como ela divulgou no grupo, abaixo segue o que ela conseguiu. Todos os créditos são dela, ok?!

Foi um ótimo momento para afirmarmos: O primeiro encontro a gente nunca esquece! rs..

Grande abraço a todos e boa semana!

"Pessoal,

Em primeiro lugar quero agradecer imensamente Ana e seu marido Davi que se dis puseram a encontrar conosco e a família que a apoiou para isso (sua Mãe).
Como, por ser socióloga, tenho o hábito de escrever muito, não resisti e durante a conversa com a Ana e o Davi comecei a anotar desesperadamente todas as coisas maravilhosas que ela estava nos contando. Seguem, abaixo, em tópicos. Peço compreensão, pois algumas informações podem estar incompletas, e mesmo erradas, e todos que quiserem contribuir para melhorar a qualidade dessas informações, por favor, o façam. Além disso expressam a opinião da Ana, que escolheu o Québec e....bem....vejam abaixo:
Eles moram em Bucherville: cidade pequena, sem metrô. Ambos são engenheiros civis e trabalham em Montreal. Todos os dias vão de carro para a ilha tendo que atravessar uma ponte e um túnel. Como engarrafamento, isso leva 35 minutos. São 12 quilômetros. No fim de semana, sem engarrafamento, 10 a 15 minutos são suficientes. Eles tem dois filhos, de 4 anos e meio e 3 meses.
· Educação infantil/Garderie/escolas: crianças de 0 a 5 anos ficam na Garderie subsidiada pelo estado. As mais baratas custam 7 dólares por dia e, por isso, em qualquer lugar, tem alta procura. São creches que mulheres abrem em suas residências e podem cuidar de até 6 crianças, no período de 10 horas, geralmente de 7:00/7:30 às 17:00. Então, ela disse algo como “não é você que escolhe a garderie, é ela que te escolhe”. Existem outras mais caras, cerca de 25 a 30 dólares por dia, e é claro que a demanda é mais baixa. Mesmo para essas, o estado ajuda, descontando um percentual do imposto de renda, entendi que o estado cobre a diferença de até 18 dólares por dia (o preço final que você pagaria, portanto). Para achar dessas garderies mais baratas em Montreal, é muito difícil.
· A partir dos 5 anos, a criança já tem o ensino público garantido. Em junho ou julho, as escolas tem um recesso (acho que duas semanas), e a cultura é que as crianças são colocadas em colônias de férias. Essas colônias são caras.
· As escolas particulares (católicas, ...) tem sido cada vez mais procuradas com a justificativa de garantirem o bilingüismo. Há projetos para que o ensino de inglês seja reforçado nas escolas do Québec. Na opinião dela, quem não quer não aprende, com aqui. Mas existe toda uma cultura para quem quer aprender: televisão bilíngüe, coisas do cotidiano.
· No Canadá realmente as pessoas não gostam do “tapinha” educativo, comum no Brasil. Ela observou que, principalmente, nas províncias anglofônicas isso não é tolerado, no Québec é um pouco mais aceito. Mas isso pode ser objeto de denúncia às autoridades....
· Para conseguir vagas mais facilmente, deve-se chegar antes de setembro, as aulas começam em agosto.
· Escola particular: cerca de 10 mil por ano; particular trilingue: cerca de 11 mil por ano.
· Qualidade das escolas depende dos alunos: em cidades/bairros com muitos refugiados qualidade cai (citou Longueil), em Montreal depende do bairro.
· Emprego: frisou várias vezes: realmente faltam profissionais no mercado de trabalho canadense/quebecois e eles precisam dos imigrantes; frisou também a seguinte dica: desde a sua primeira entrevista de emprego peça no mínimo 36.000 dólares anuais como salário e 3 semanas de férias. Isso vale mesmo a partir do nível técnico de formação.
· Usualmente até 2 anos de serviço as pessoas tem 2 semanas de férias anuais, com 5 anos tem 3 semanas e somente com 10 anos tem 4 semanas. Eles preferem quebrar as férias em espaços menores de tempo porque não haverá ninguém para te substituir. Licença maternidade de 1 ano, recebendo 75% do salário, paternidade de 5 semanas. Há planos para licença paternidade de 1 ano. Geralmente, você pode fazer banco de horas para juntar com férias e há também os recessos de fim de ano, Natal e Ano Novo, nos quais, às vezes, você pode receber 1 ou 2 semanas para juntar com as férias.
· O salário é pago de 2 em 2 semanas, são 26 pagamentos no ano, por isso, no Canadá também há 13° salário.
· Ela indicou o currículo de um brasileiro na empresa que trabalha, ele foi contratado. Resultado: ela recebeu a compensação de 2 mil dólares!!
· Profissões altamente valorizadas pela necessidade: enfermagem, engenharia (desesperadamente, nas suas palavras) profissões ligadas á serviços sociais, profissões técnicas, nível técnico em geral.
· Hoje em dia o trabalho de 40 horas semanais está sendo abandonado e adotado a jornada de 37 horas e meia. Às 17 hs todo mundo dá tchau, vai buscar os filhos na escola e ninguém faz cara feia!! J
· Pausa de almoço, em geral, de uma hora.
· Em geral, você chega com nível superior e encontra, primeiramente, trabalho no nível técnico. Aconteceu isso com ela, enquanto ela ainda não tinha reconhecido seu diploma.
· Existe um programa do governo de subsídio ao trabalho do imigrante, no qual o governo paga seu salário pela empresa, durante seis meses. Mas você que deve correr atrás disso e falar na entrevista, muitos empregadores não sabem disso e é claro que os que sabem, podem se aproveitar disso (dispensar depois dos seis meses). Procure saber mais nos “Centre Locale d’Emploi” (não sei se é assim) e centro comunitário de ajuda aos imigrantes.
· Cursos de tecnólogo ou seqüencial não são reconhecidos como superiores, apenas a partir de 4 anos de duração.
· Ação de atuação mais amplas, como Gerência de Projetos, apresentam mais opções ao mercado, então pode demorar mais para empregar do que áreas mais técnicas.
· Salário de contador médio: cerca de 22 dól/hora.
· Em caso de extrema necessidade, você pode contar com o “bem-estar social”, um salário de subsistência, disso isso para frisar que ninguém passa fome no Québec.
· Não aceitar emprego por menos de 17 dól/hora, nível técnico.
· Ela não conseguiu emprego na primeira entrevista porque havia se preparado muiiiito para uma entrevista em francês e a entrevistadora disse que precisavam de alguém bilíngüe e que por isso faria a entrevista em inglês. Ela falava inglês mas na hora, pelo nervosismo, falhou, travou. Curiosidade: Por caso dessa entrevista ela levou uma multa de estacionamento de 140 dólares (placas não são claras, multas em geral são caras). Pensou: só falta chegar em casa e ter um cheque (ela se surpreendeu, pois depois do primeiro filho, vivia recebendo cheques do governo pelo correio com os auxílios, ajudas de custo familiares). E foi o que aconteceu, havia recebido um cheque de 143 dólares! J
· É preciso escrever e falar bem o francês para ir bem nas entrevistas, isto é, passar.
· Adaptação: Quem fala bem francês é bem vindo. Recomenda fazer todos os cursos de francês de graça ou de baixo custo que aparecerem pela frente, foi o que ela fez, e existem vários.
· Os brasileiros são bem vindos porque pegam o francês rápido.
· Muitas pessoas não querem falar/aprender francês, querem sobreviver com o inglês.

· Saúde: o sistema é universal mas existe um seguro de saúde que é descontado no salário obrigatoriamente . Um cônjuge paga pela família (o Davi tem o desconto de cerca de 160 dólares e ela mais cerca de 30/40 dól.) e outro por si. Esse seguro, meus caros, cobre dentista, massagista (ela tem 500 dólares em massagem disponíveis por ano J), medicamentos, fisioterapia,.....

· O contentamento com esse sistema é questão de opinião pessoal, na sua opinião é uma escolha de vida pela comunid ade.

· Ela teve dois partos e uma emergência nos quais foi tratada muitíssimo bem. Nos partos normais (cesariana não é escolha, apenas em caso de necessidade) : teve analgesia assim que solicitado e na emergência (teve que retirar a vesícula) foi atendida prontamente, levada de ambulância para Montreal (já estava a caminho levando o pai para o aeroporto), ficou internada na maternidade pois o filho bebê era amamentado só no peito.

· Teve uma má experiência no sistema de saúde, que foi uma espera de 7 horas pela atendimento do filho de um ano que era considerado não emergencial.

· Gestantes: não tem carência na chegada ao Québec, atendimento de primeiríssima qualidade. Quando algo sai do padrão, sempre, um especialista ou uma segunda opinião são consultados (vale para tudo). Tem direito a duas ecografias: com 18 e 32 semanas, para ver a posição do bebê, caso esteja sentado a gestante terá cesariana.

· Auxílios: O Québec ajuda mais as famí lias que outras províncias. O governo do Canadá dá a ajuda de 100 dólares mensais por filho mais porcentagem adicional a depender da renda da família, mais necessitados recebem mais. O Québec paga as garderies.

· Os cheques são enviados pelo correio.

· O imigrante tem muito auxílio para proc urar emprego, preparação para entrevistas, etc...

· Mudança: melhor época é o mês de junho pelo clima, vencimento de contratos de aluguel e inscrições nas escolas.

· Todos aluguéis vencem no dia 1 de julho, se chegar em setembro, por exemplo, corre o risco de não achar nada bom, não existem escolhas após essa data. As vagas nas escolas também ficam mais limitadas.

· Custo de vida: bem mais baixo que no Brasil. Ex.: uma hipoteca tem juros de 5 ou 6% ao ano e com 1 mil ou 1 mil e 500 por mês dá pra pagar uma boa casa. As casas em Montreal custam a partir de 300 mil e são velhas. Ela deu o próprio exemplo sobre isso: ela e uma amiga brasileira compraram casas pelos mesmos preço. A casa da amiga, em Montreal, é de 2 quartos, sem garagem, sem área e tem que ter alarme (ela frisou: em Montreal tem roubo, não assalto, mas tem roubo). A casa dela, em Boucherville tem três pisos (o de baixo é alugado), garagem, área, é nova e não tem a preocupação de segurança.

· Comida: tem de tudo, frutas e legumes inclusive, que são mais caras no inverno. Eles gastam cerca de 600 dólares por mês para comer bem (são exagerados segundo a mãe dela), inclusive fruitas e legumes no inverno.

· Carro: juros zero para comprar um novo, um bom carro com 250 a 300 dólares por mês, completo. Usados são muito baratos: eles tem uma van que cabe 7 pessoas, com tudo, completa, vidro elétrico, etc, custou 4 mil dólares! ; )

· Recomenda não comprar carro em Montreal, o ipva é muito caro, o dobro.

· Existe a opção de alugar o carro a longo prazo, por 60 meses, o prazo de uma compra. Custa cerca de 70 a 100 dólares por mês mas a multa por rescisão ou por rodar mais que 20.000 km por ano é muiiiito alta, pode não valer a pena.

· Aluguel: Montreal, um 3 e ½ custa a partir de 850 dólares/mês. Em Bucherville, um 4 e ½ custa a partir de 650 dólares.

· Diversões para crianças: tem em todas cidades, falou mais da sua, inclusive no inverno, pista de patinação, trenós, etc, mas também tem a opção de ir para Montréal nos finais de semana, teatros, etc...O lazer é caro. Lazer de “solteiros” (=badalação), mais ainda, a cerveja custa 8 dólares.

· No Canadá, os shoppings não são lugares de lazer, não são lugares para passear com as crianças como aqui. Só e m Laval, o Shopping tem garderie, brinquedoteca.

· É muito importante verificar se o aquecimento está incluso no aluguel.

· Geralmente, pede-se ao imigrante para pagar três meses adiantados de aluguel.

· É muito importante o cartão de crédito, inclusive para conseguir empréstimos para comprar casa, carro. É bom providenciar desde a chegada.

· C’est ça!!!! That’s all folks!!! "

Nenhum comentário: