sexta-feira, 18 de abril de 2008

E os blogs...

Hoje li um post muito angustiante, http://remigalu.blogspot.com/2008/04/voltei.html, e pensei como é o sufoco para resolvermos alguns problemas que saberíamos resolver prontamente em nossa terra.

Quando estamos em nosso ambiente, sabemos exatamente o que fazer e quando fazer. Mas ao viver em outro país, fica muito difícil em agir diante das coisas, principalmente, daquelas que nos afetam de forma negativa, pois ninguém pensa em imigrar para ter vivências negativas. De toda forma, as nossas ações sempre devem ser coerentes e, no final, se não soubermos, podemos agir conforme achar que é certo, porque no fim das contas, ao reclamar de forma demasiada, ainda podemos dizer: Ok! desculpem-me mas é pq no meu país era de outro jeito, ... ;o) Isto porque sou um cara um tanto "calmo" rs... Mas cada um sabe o que fazer quando o calo aperta.

Estava pensando em como é interessante acompanhar os blogs. Além de ser uma rica fonte de pesquisa e compartilhamento de pensamentos e sentimentos, podemos acompanhar o processo de adaptação dos imigrantes.

Em minha interpretação, geralmente, os blogs de quem chega é tudo deslumbramento e as coisas andam muito bem. No início, principalmente logo quando chegam, ou os blogueiros colocam posts todos os dias contando as peripécias ou postam de vez em quando, quando possuem uma pausa nos dias corridos.

Com um pouco mais de tempo de Canadá, começam os posts em que as pessoas percebem que não é aquilo tudo e inicia uma fase critica em relação ao país. De forma alguma isto que dizer coisa ruim, mas só podemos gostar daquilo que conhecemos e somente criticamos aquilo que gostamos. Aqui também é interessante a súbita mudança de humor nos posts.

Os blogs de pessoas que estão mais adaptadas, vemos muitos posts do dia-a-dia, da vida de canadense, do trabalho, enfim, as críticas são feitas de forma construtiva e, às vezes, as pessoas se inserem no meio do problema.

rs... viagem?

Mas, enfim, gosto muito dos blogs que vemos os altos e baixos, além, das curiosidades do dia-a-dia. Me envolvo tanto na leitura que até posso sentir o que as pessoas sentem ao ver um jogo de hockey, arrumar um carro e, quando o assunto envolve crianças, não consigo segurar o maré alta que sobe aos olhos. rs...

Os meus últimos por exemplo, não há como negar que estão muito pensativos. Fui nocauteado com a constatação de que o processo federal está demorando mais do que o previsto.

Nenhum comentário: